~~~~~ Filosofias Salgadas (Morto) | Oceano Pensante (Renatito) ~~~~~


quinta-feira, maio 14, 2009
Semáforo

Sabe, quando a gente nasce? Eu não tenho bem certeza, posto que a a lembrança mais tenra da minha infância é meu aniversário de 10 anos - sério mesmo: e só lembro por causa do bolo, que tinha uma pista com confeitos e motinhos disputando uma corrida alucinada rumo aos estômagos roncantes dos que circundavam a mesa. Mas a gente nasce e os familiares nos enxergam com aqueles olhos promissores e famintos por nossas vitórias.

Brabo mesmo é quando o sujeito chega e diz: "-Pssssss... Pronto pessoal! Virei mindingo..." Cara, tu vais dizer o quê pro sujeito? Ele tá errado? Tá certo? Tá fudido, certamente, mas isso não vem ao caso. Tornar-se mendigo é uma decisão difícil. Pode ser que o Ciclano nunca tenha tido nada, daí fica mais fácil de entender, embora a mendicância seja a evolução natural da coisa e isso acaba tirando um pouco o babado do rebolado. Agora, o sujeito que vislumbrou o nirvana da sociedade consumista, aquele Zé Mané que soube o que era estudar nos melhores liceus, usando sempre material didático de primeira... Vais dizer o que prá ele? Definitivamente, é alguém decidido!

"Quem planta o que quer, colhe o que não quer", diz o ditado, mas se eu plantar cana de açúcar, terei a cachaça no futuro. E, numa dessas, na onda da energia verde e biocombustíveis, hei de me tornar o sultão do etanol. Claro, com o que sobrar da canha...

Mas, bem da verdade, é difícil entender quando alguém abandona a mínima perspectiva possível, aquela centelha que de uma hora para outra se tornava chama. Sem os gatilhos óbvios - grandes perdas; de amigos ou parentes ou ambos - o que faz qualquer um abandonar qualquer significado e tentar manter-se vivo, mesmo assim? A falta de significado é óbvia - e totalmente verossímil -, mas será só o instinto a manter os faróis acesos?

Eu não tenho qualquer opinião a esse respeito, porque concordo com a ausência explícita de significados. Também não sei o ideal do "carpe diem". Só que, atualmente, minhas lembranças vão muito além das motinhos e do bolo de aniversário, mesmo que o brilho no olhar dos meus parentes já não seja assim, tão óbvio...

comentários... Postar um comentário



<< home





arquivo...

setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   fevereiro 2009   março 2009   abril 2009   maio 2009   junho 2009   julho 2009   agosto 2009   setembro 2009   outubro 2009   dezembro 2009   abril 2010   maio 2010   junho 2010   julho 2010   novembro 2010   dezembro 2010   fevereiro 2011   março 2011   maio 2011   junho 2011   setembro 2011   dezembro 2011   fevereiro 2012   abril 2012   outubro 2014   setembro 2017  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?