~~~~~ Filosofias Salgadas (Morto) | Oceano Pensante (Renatito) ~~~~~


sábado, janeiro 13, 2007
O trabalho dignifica o homem...

Hoje de manhã, eu quase saí para procurar emprego. Digo quase porque acabei não acordando - e isso é praticamente um bom motivo, já que eu não posso ir numa entrevista enquanto estou dormindo ou, pior ainda, vestindo pijamas!

É uma ótima época para um desempregado voltar a figurar entre os contribuintes da previdência, já que praticamente todos os porto alegrenses estão curtindo o litoral. Daí que eu estou matutando se é realmente isso o que eu quero: voltar a trabalhar. Porque trabalho há; o que não há é emprego - no sentido "romântico" da palavra. E eu não quero lidar com uma labutação que deverá perdurar menos de um semestre, que se tornará uma decepção, visto que conseguirei algum cargo de vendedor ou operador de tele-marketing.

Venho falando para mim mesmo, constantemente: "Trabalhar como vendedor será uma boa experiência" - e talvez, além de boa, breve...

Não gosto do comércio. Não gosto de telefone. Não gosto de trabalhar com o que não gosto. Eu gostaria muito de estar estudando, mas de qualquer forma até para estudar eu tenho que saber no que eu vou querer trabalhar. Afinal, eu tenho que investir o capital que eu não tenho em algo que me traga algum retorno. Financeiro, diga-se de passagem...

Entretanto eu sou jovem e tenho o mundo aos meus pés. Claro, eu tenho que engolir alguns sapos, tenho que aprender a lidar com o valor das coisas, tenho que ser mais responsável e assim por diante. Nesse ínterim, então, eu devo compactuar com o mundo e admitir: "Sim, tenho que pegar qualquer emprego de merda, mesmo que esse me murche, mesmo que eu receba um salário indigno e que eu me frustre com o cotidiano em que vou me meter. Porque é assim que se adquire experiência!"

Eu gostaria de assentar alguns outros pontos da minha vida antes de voltar a trabalhar. Mas nada nunca ocorre conforme o planejado, então, canto como os Titãs: "Vamos ao trabalho! E só há uma maneira de fazê-lo: direito, bem feito, senão é melhor nem começar" - e parafraseio o Seu Madruga: "Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar!"

comentários... Postar um comentário



<< home





arquivo...

setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   fevereiro 2009   março 2009   abril 2009   maio 2009   junho 2009   julho 2009   agosto 2009   setembro 2009   outubro 2009   dezembro 2009   abril 2010   maio 2010   junho 2010   julho 2010   novembro 2010   dezembro 2010   fevereiro 2011   março 2011   maio 2011   junho 2011   setembro 2011   dezembro 2011   fevereiro 2012   abril 2012   outubro 2014   setembro 2017  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?