~~~~~ Filosofias Salgadas (Morto) | Oceano Pensante (Renatito) ~~~~~


sexta-feira, dezembro 15, 2006
Consciência ecológica

Acabei de tomar meu terceiro banho hoje - e olha que eu não sou dos mais "hidrófilos". Aqui em Porto Alegre, faz cerca de 35°C segundo a meteorologia, e a sensação térmica é de uns 40°C. E o que eu tenho a ver com isso?

Cresci escutando reclamações sobre o buraco na camada de ozônio. Cresci sabendo de prognósticos sobre o derretimento das calotas polares. A questão é que apesar de tudo, eu cresci sem conhecer qualquer atitude efetiva das autoridades responsáveis, contra tal situação. Existe o protocolo de Kioto, mas, cá entre nós, é placebo contra um câncer! Além de que os principais emissores dos gases causadores do efeito estufa - os Estados Unidos - sabidamente rejeitam as diretrizes do tratado em prol do "desenvolvimento econômico de sua nação". Ou seja: eles terão o maior bote salva-vidas do mundo, quando o derretimento das geleiras for total.

Tudo isso é uma visão pessoal contra os governos do mundo, que cada vez mais se mostram ineficazes contra os maiores problemas que afligem a humanidade - e tudo isso é "chover no molhado" também, porque todos sabem disso e todos falam exatamente como supracitei.

Daí, eu questiono novamente: e o que eu tenho a ver com isso? Bem... Eu não dirijo nem muito menos sou dono de nenhuma petrolífera, ou qualquer outra empresa de qualquer gênero que polua o ar e as águas. Além disso, procuro ser o mais ecologicamente correto dentro das minhas ações... Ou não?

Por que, veja: eu como carne. A população de bovinos no planeta supera em seis vezes a de humanos! Seis vezes! Isso quer dizer que temos mais ou menos trinta e seis bilhões de ruminantes nas paragens do mundo. Estes rebanhos consomem pasto - e aliás, onde existe esse pasto para os bois, poderia existir horti-culturas das mais diversas, o que comprovadamente forneceria muito mais alimento aos famigerados do mundo, já que para cada cabeça de gado é necessário um espaço médio de um hectare (ou 10.000m²) - e de sua digestão, é emanado gás metano, este sendo um dos mais vorazes agressores da camada de ozônio.

Sabendo disso, eu posso me considerar um irresponsável e hipócrita, pois defendo todas políticas de caráter ecológico, mas continuo a comer carne! Claro, é muita ingenuidade achar que reduzindo somente a fabricação de carne iríamos ter uma diminuição considerável do efeito estufa, mas seria um bom exemplo, vindo da população mundial para os grandes empresários e governantes, do espírito de "faça sua parte".

A raça humana está fadada ao ocaso. Em breve, teremos temperaturas tão altas, que será impossível ficar na rua em céu aberto. Talvez catástrofes naturais aconteçam tais quais conspirações apocalípticas, ou talvez simplesmente nos matemos por um gole d'água.

O que interessa é que todos temos a ver com isso, sim! Todos somos responsáveis - ou irresponsáveis - pela situação atual ou pelo agravamento dela. Cientistas comentam que o derretimento total das geleiras dar-se-á daqui a quarenta anos - isso, aliás, eles vêm dizendo há tempos - mas, é necessário enfatizar que o derretimento não precisa ser total para que o planeta entre em colapso.

comentários... Postar um comentário



<< home





arquivo...

setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   fevereiro 2009   março 2009   abril 2009   maio 2009   junho 2009   julho 2009   agosto 2009   setembro 2009   outubro 2009   dezembro 2009   abril 2010   maio 2010   junho 2010   julho 2010   novembro 2010   dezembro 2010   fevereiro 2011   março 2011   maio 2011   junho 2011   setembro 2011   dezembro 2011   fevereiro 2012   abril 2012   outubro 2014   setembro 2017  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?